A benção de ser mãe

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

O Encontro das Águas

O Encontro das Águas é um fenômeno que acontece na confluência entre o rio Negro,  de água negra, e o rio Solimões , de água barrenta, onde as águas dos dois rios correm lado a lado sem se misturar por um a extensão de mais de 6 km. É uma das principais atrações turísticas da cidade de Manaus.


Esse fenômeno acontece em decorrência da diferença entre a temperatura e densidade das águas e, ainda, à velocidade de suas correntezas: o Rio Negro corre cerca de 2 km/h a uma temperatura de 22°C, enquanto que o Rio Solimões corre de 4 a 6 km/h a uma temperatura de 28°C.

Há dezenas de agências de turismo que oferecem o passeio à região, em roteiros que costumam incluir uma volta pelos igarapés da região. Se o passeio for feito em um barco pequeno, o visitante pode pôr a mão na água durante a travessia de um lado para o outro das águas, e sentir que os rios têm temperaturas diferentes. No período do rio cheio que vai de janeiro a julho é a melhor época para fazer um passeio para observar o encontro das águas, uma vez que as saídas dentre os igarapés são em canoas motorizadas. Pode-se entrar nos furos e braços de rios e ter a possibilidade de ver animais como: pássaros, macacos e preguiças.
O passeio sempre é realizado no Parque Ecológico do Janauari, onde também pode-se observar e tirar fotos das plantas aquáticas Vitórias régias  No final do passeio é em um restaurante flutuante, com a comida típica amazonense. Está em construção uma plataforma de observação do encontro projetada por Oscar Niemeyer 
Vila de pescadores


vitória régias
Embarcação que fizemos nosso passeio
restaurante flutuante
Fontes- texto Fonte- http://pt.wikipedia.org/
Fotos- Arquivo Pessoal - Rose Nakamura

10 comentários:

  1. Belíssimas imagens ! que lugar paradisíaco !

    ResponderExcluir
  2. Que interessante.
    É um passeio que pretendo um dia realizar.
    Obrigada pelas belas imagens.

    beijos,

    Maria Marçal - Porto Alegre - RS

    ResponderExcluir
  3. Belo, muito belo!
    Uma das manifestações da natureza que mistura o branco e o negro sem preconceito de qualquer espécie, inclusive de peixes... rsrsrs
    Só conheço por vídeo.
    Lindo Rose.
    Valeu.

    ResponderExcluir
  4. Muito bonito!
    Obrigada por participar conosco,

    ResponderExcluir
  5. Olá minha querida amiga Rose, boa noite!!!
    Minha amiga, que lugar lindo, realmente fomos privilegiado por Deus, temos tantas maravilhas... lindo esse encontro das águas dos rios Negro e Solimões, as fotos também são lindas, adorei conhecer, valeu!!!
    Tenha uma linda noite e uma semana maravilhosa e abençoada!!!
    Beijos e muita paz!!!

    ResponderExcluir
  6. Rose, é um encanto, não é mesmo?! Parece magico!
    Alias, toda a natureza é exuberante ao seu redor.

    Beijios

    ResponderExcluir
  7. OI minha queria... estou planejando minhas féria deste ano para estes lados... tenho imensa paixão em conhecer estes belos fenômenos da natureza!
    Lindas as fotos.
    Beijo no coração

    ResponderExcluir
  8. Esta foto realmente é linda. Você nos mostra a beleza de nosso país que é tão desvalorizado por muitos. Esta imagem me encantou.

    ResponderExcluir

Não estamos publicando comentário anônimos.

Visite

Participe

assinantes
fãs
seguidores
artigos
comentários

Informe seu email para receber novos artigos